A Estação de Tratamento de Água – ETA – do SAAE de União dos Palmares tem capacidade de tratar 150 l/s e o processo de tratamento inicia-se com chegada da água na lagoa de pré-decantação, construída em terreno natural em forma de calota esférica com diâmetro médio de 45 metros e profundidade máxima de 4 metros. Daí, através de canaleta e tubulação de ferro fundido com diâmetro de 350 milímetros e extensão de 116  metros, a água bruta é conduzida, por gravidade, até o sistema de tratamento propriamente dito.

Na chegada aos quatro conjuntos de floculadores/decantadores são adicionadas substâncias coagulantes com a finalidade de reduzir as forças eletrostáticas de repulsão e criar condições para que as partículas em suspensão se aglutinem, propiciando condições para sua posterior remoção por sedimentação e filtração. Atualmente o SAAE usa utiliza como coagulante uma solução de Policloreto de Alumínio.

Os floculadores são do tipo hidráulico providos de chicanas com movimento vertical da água. Os decantadores são de alta taxa providos de módulos tubulares de PVC.  A coleta da água decantada é realizada por tubos de PVC perfurados, instalados acima dos módulos em sentido longitudinal. A água é coletada por um vertedouro e conduzida aos filtros de fluxo ascendente e destes para os filtros de fluxo descentende, sofrendo dupla filtração.

IMG_6817
Estação de Tratamento de Água

 

 

 

Leave a Reply