01A Estação de Tratamento de Água – ETA – do SAAE de União dos Palmares-AL tem capacidade de tratar 150 l/s e o processo de tratamento inicia-se com chegada da água na lagoa de pré-decantação, de onde é conduzida, por gravidade, até o sistema de tratamento propriamente dito.

Na chegada aos quatro conjuntos de floculadores/decantadores existe um tanque de mistura onde a água recebe uma solução de Cloreto de Alumínio.  Em seguida a água passa pelos processos de floculação, decantação e dupla filtração, a primeira por filtros de fluxo ascendente e a segunda por filtros de fluxo descedente.

IMG_6805A água filtrada vai para o reservatório de contato onde é adicionado o fluorcilicato de sódio (flúor) e o cloro gasoso. Esse processo é o de desinfecção da água. Em seguida a água é bombeada para os reservatórios de distribuição com capacidade de um milhão de litros cada.

O controle da qualidade da água obedece aos padrões de potabilidade exigidos pela Portaria 2914, de 12/12/2011 do Ministério da Saúde, é realizado através de exames regulares realizados no laboratório da ETA. É verificada a qualidade da água bruta e da água tratada. Na água bruta é realizado JARTEST para o controle da dosagem do coagulante (cloreto de alumínio). Os exames realizados diariamente são: cor, ph, turbidez, cloro residual. Quinzenalmente são realizados exames bacteriológicos na água bruta e tratada na ETA e em diversos pontos de coleta em fins de rede da água distribuída para controle da qualidade.

IMG_6812
Laboratório da Estação de Tratamento do SAAE